OS CATAROS OU OS PERFEITOS ERAM SACERDOTES DE UMA IGREJA CRIADA NO SUL DA FRANÇA NO FINAL DO SECULO XII ACREDITAVAM EM REENCARNAÇAO E NO BEM E MAL ABSOLUTOS O MUNDO ERA DIVIDIDO ENTRE OS ESCOLHIDOS E OS PERDIDOS NAO ADIANTAVA TENTAR CONVERTER NINGUEM
O DESPRENDIMENTO DOS CATAROS COM RELAÇAO AOS VALORES TERENOS FEZ COM QUE OS SENHORES FEUDAIS DA REGIAO DO LANGUEDOC ADOTASSEM SUA RELIGIAO NAO PRECISAVAM MAIS PAGAR AS PESADAS TAXAS QUE A IGREJA CATOLICA EXIGIA NA EPOCA AO MESMO TEMPO COMO OS BONS E OS MAUS JA ESTAVAM DEFINIDOS ANTES DE NASCER OS CATAROS TINHAM UMA ATITUDE MUITO TOLERANTE COM RELAÇAO AO SEXO E PRINCIPALMENTE A MULHER ERAM RIGOROSOS APENAS COM AQUELES QUE RECEBIAM A ORDENAÇAO SACERDOTAL
TUDO IA MUITO BEM ATE QUE O CATARISMO COMEÇOU A SE ESPALHAR POR MUITAS CIDADES A IGREJA CATOLICA SENTIU A AMEAÇA E CONVOCOU UMA CRUZADA CONTRA OS HEREGES DURANTE 40 ANOS CATAROS E CATOLICOS TRAVARAM BATALHAS SANGRENTAS MAS AS FORÇAS LEGALISTAS COM O APOIO DE VARIAS NAÇOES CONSEGUIRAM FINALMENTE DESTRUIR TODAS AS CIDADES QUE HAVIAM ADOTADO A NOVA RELIGIAO SOBROU APENAS A FORTALEZA DE MONSEGUR NOS PIRINEUS ONDE OS CATAROS RESISTIRAM ATE QUE O CAMINHO SECRETO POR ONDE RECEBIAM SUPRIMENTOS FOI DESCOBERTO NUMA MANHA DE MARÇO DE 1244 DEPOIS DA RENDIÇAO DO CASTELO 220 CATAROS ATIRARAM-SE CANTANDONA IMENSA FOGUEIRA ACESA NA BASE DA MONTANHA ONDE O CASTELO FORA CONSTRUIDO
sábado, 2 de abril de 2011
DEUS ESTA NAS PALAVRAS
OS ANEIS DA REVELAÇAO
TODA MULHER EM SUA VIDA PODE USAR OS 4 ANEIS DA REVELAÇAO A VIRGEM , A SANTA , A MARTIR , A BRUXA
SAO ESTAS AS 4 MANEIRAS DA MULHER COMUNGAR COM O UNIVERSO
A VIRGEM POSSUI O PODER DO HOMEM E DA MULHER ESTA CONDENADA A SOLIDAO MAS A SOLIDAO REVELA SEUS SEGREDOS ESTE É O PREÇO DA VIRGEM NAO PRECISAR DE NINGUEM CONSUMIR-SE EM SEU AMOR POR TODOS E ATRAVES DA SOLIDAO DESCOBRI A SABEDORIA DO MUNDO
A MARTIR POSSUI O PODER DAQUELAS A QUEM A DOR E O SOFRIMENTO NAO PODEM CAUSAR MAL ENTREGA-SE SOFRE E ATRAVES DO SACRIFICIO DESCOBRE A SABEDORIA DO MUNDO
A SANTA POSSUI A CORAGEM DAQUELAS PARA QUEM DAR É A UNICA MANEIRA DE RECEBER SAO UM POÇO SEM FUNDO ONDE AS PESSOAS BEBEM SEM PARAR E SE FALTAR AGUÁ EM SEU POÇO A SANTA ENTREGA SEU SANGUE PARA QUE AS PESSOAS NAO CESCEM JAMAIS DE BEBER ATRAVES DA ENTREGA A SANTA DESCOBRE A SABEDORIA DO MUNDO
A BRUXA DESCOBRE SUA SABEDORIA ATRAVEZ DE ANOS DE ESTUDO E APRIMORAMENTO NELA E NO UNIVERSO A SEU REDOR COMUNGA COM A NATUREZA E DELA DESCOBRE A EXCENCIA DA VIDA PARA A BRUXA A SABEDORIA DO MUNDO É DESCOBERTA ATRAVEZ DO PRAZER
SAO ESTAS AS 4 MANEIRAS DA MULHER COMUNGAR COM O UNIVERSO
A VIRGEM POSSUI O PODER DO HOMEM E DA MULHER ESTA CONDENADA A SOLIDAO MAS A SOLIDAO REVELA SEUS SEGREDOS ESTE É O PREÇO DA VIRGEM NAO PRECISAR DE NINGUEM CONSUMIR-SE EM SEU AMOR POR TODOS E ATRAVES DA SOLIDAO DESCOBRI A SABEDORIA DO MUNDO
A MARTIR POSSUI O PODER DAQUELAS A QUEM A DOR E O SOFRIMENTO NAO PODEM CAUSAR MAL ENTREGA-SE SOFRE E ATRAVES DO SACRIFICIO DESCOBRE A SABEDORIA DO MUNDO
A SANTA POSSUI A CORAGEM DAQUELAS PARA QUEM DAR É A UNICA MANEIRA DE RECEBER SAO UM POÇO SEM FUNDO ONDE AS PESSOAS BEBEM SEM PARAR E SE FALTAR AGUÁ EM SEU POÇO A SANTA ENTREGA SEU SANGUE PARA QUE AS PESSOAS NAO CESCEM JAMAIS DE BEBER ATRAVES DA ENTREGA A SANTA DESCOBRE A SABEDORIA DO MUNDO
A BRUXA DESCOBRE SUA SABEDORIA ATRAVEZ DE ANOS DE ESTUDO E APRIMORAMENTO NELA E NO UNIVERSO A SEU REDOR COMUNGA COM A NATUREZA E DELA DESCOBRE A EXCENCIA DA VIDA PARA A BRUXA A SABEDORIA DO MUNDO É DESCOBERTA ATRAVEZ DO PRAZER
MANTENHA SEMPRE A PONTE ENTRE O VISIVEL E O INVISIVEL
TUDO NO UNIVERSO TEM VIDA PROCURE ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM ESTA VIDA ELA ENTENDE SUA LINGUAGEM E O MUNDO COMEÇA A GANHAR UMA IMPORTANCIA DIFERENTE PARA VC OS LUGARES MAGICOS SAO SEMPRE LINDOS E MERECEM SER CONTEMPLADOS SAO CACHOEIRAS , MONTANHAS , FLORESTAS , ONDE OS ESPERITOS DA TERRA COSTUMAM BRINCAR , SORRIR E CONVERSAR COM OS HOMENS SE VC ESTA EM UM LUGAR SAGRADO E ELE ESTA LHE MOSTRANDO OS PASSARINHOS , E O VENTO AGRADEÇA A DEUSA POR ISSO PELOS PASSARINHOS PELO VENTO E PELOS ESPIRITOS QUE POVOAM ESTES LUGARES E MANTENHA SEMPRE A POTE ENTRE O VISIVEL E O INVISIVEL
SEGUIR PELO CAMINHO QUE CONDUZIRA A ALGUM LUGAR
AS VEZES ENTRAMOS NUM CAMINHO APENAS POR NAO ACREDITARMOS NELE ENTAO É FACIL TUDO QUE TEMOS QUE FAZER É PROVAR QUE ELE NAO É O NOSSO CAMINHO ENTRETANTO QUANDO O CAMINHO SE REVELA A NOS TEMOS MEDO DE SEGUIR ADIANTA NAO ENTENDO POR QUE MUITOS PREFEREM PASSAR A VIDA INTEIRA DESTRUINDO OS CAMINHO QUE NAO DESEJAM PERCORRER AO INVES DE ANDAR PELO UNICO QUE AS CONDUZIRIA A ALGUM LUGAR ESTE É O GRANDE PROBLEMA DE QUEM DESEJA ESTUDAR MAGIA QUANDO COMEÇAMOS O CAMINHO SEMPRE TEMOS UMA IDEIA MAIS OU MENOS DEFINIDA DO QUE PRETENDEMOS ENCONTRA AS MULHERES GERALMENTE BUSCAM O AMOR OS HOMENS PROCURAM O PODER TANTO UNS COMO OUTROS NAO QUEREM APRENDER QUEREM CHEGAR ATE AQUILO QUE ESTABELECERAM COMO META MAS O CAMINHO DA MAGIA COMO EM GERAL O CAMINHO DA VIDA É E SEMPRE SERA O CAMINHO DO MISTERIO APRENDER UMA COISA SIGNIFICA ENTRAR EM CONTATO COM UM MUNDO DO QUAL NAO SE TEM A MENOR IDEIA É PRECISO SER HUMILDE PARA APRENDER
sexta-feira, 1 de abril de 2011
LILITH
LILITH
LILITH - ALÉM DAS FACES DE EVA

L I L I T HA Donzela Negra
"Ninguém te conhece. Ninguém. Mas eu te canto no seu perfume e na sua graça para a posteridade. E me encanto com a forma como persegues a morte e sua coragem jubilosa..." (Garcia Lorca)
"No alto do ramo mais alto, uma tão rosa maçã. Mulher. Esqueceram-na os apanhadores de frutas? Não. Mãos não tiveram para a colher..." (Safo)
Não é preciso consenso, nem arte, nem beleza ou idade: a vida é sempre dentro e agora. (Lya Luft)
Lilith, é uma variação hebraica (e não judaica) da deusa sumeriana Lil - que significa "tempestade" -, muitas vezes reconhecida como a outra face de Inanna. Seu nome também parece estar relacionado à "coruja", provavelmente pelos seus hábitos: uma sinistra ave de rapina que se precipita, silenciosa, na escuridão, e que, não obstante, também simboliza a sabedoria. Por outro lado, o mito hebreu fala de como Lilith foi moldada de terra e esterco, provavelmente querendo refletir o potencial da terra adubada - o que a relaciona, também, com a SEXUALIDADE e FERTILIDADE.
A história que podemos lembrar de Lilith começa com Innana, a neta da deusa Ninlil, conhecida como "Rainha dos Céus". A história de Innana e Enki nos fala dos costumes sexuais sagrados, que são a dádiva de Innana para a humanidade.
Em seus templos se praticava a prostituição sagrada e suas sacerdotisas eram conhecidas como Nu-gig. Os homens da comunidade buscavam a Deusa nessas sacerdotisas e o ato sexual era sagrado, proporcionando a CURA FÍSICA E ESPIRITUAL. Nessa época,o nome de Lilith era o da Donzela, "mão de Innana", que pegava os homens nas ruas e os trazia ao templo de Erech para os ritos sagrados.
Entre 3000 e 2500 a.c., os sumerianos passaram a ter contatos com culturas patriarcais. Estas, para poderem dominar aquele povo, sabiam que deveriam atacar seu maior centro de poder: o templo do sexo sagrado. Para que a conquista dos sumérios pudesse ter lugar, as culturas patriarcais interessadas começaram a disseminar as idéias de repressão sexual, combatendo como malignas as práticas sexuais milenares dedicadas à Deusa. As práticas sexuais se tornaram então parte da sombra, o poder da mulher foi identificado com o mal e o demoníaco...
Daí, através dos séculos, a Donzela Lilith, que buscava os homens para o Templo de Innana, se tornou no patriarcado o símbolo do mal supremo. Ela encarna de todas as formas e por milênios o medo atávico do homem do poder sexual da mulher.
Mais ou menos em 2400 a.c. Lilith, o Espírito do Ar, foi distorcida como a primeira mulher de Adão, como encontramos em muitos mitos, como um demônio, que foi expulsa do Jardim do Éden. Lillith não é, originalmente, da mitologia cristã ou judaica (e muito menos bíblica - e por isso nem é mencionada nela).
Os hebreus não eram monoteístas como os judeus. Até pelo contrário: eram politeístas. E pautavam sua vida pessoal e comunitária pelos ciclos sazonais - o que os torna também pagãos. Só após a invasão e destruição de Israel pelas forças babilônicas, no século VI a.C., é que começa a surgir o Judaísmo, mais ou menos como hoje o conhecemos - monoteístas e patriarcais.
Os primeiros capítulos da Bíblia (Gênesis 1 a 3) não são os escritos mais antigos desse livro. Sua articulação final data mais ou menos do fim do Exílio na Babilônia e, portanto, traz uma profunda rejeição a tudo que fosse ligado ao "inimigo". A Árvore da Vida, a Serpente e até a própria figura da Mulher são tratadas com menosprezo exatamente para estabelecer uma distinção.
No entanto, é interessante lembrar que o significado do nome "Eva" é "MÃE DE TODOS", e Adão significa "FILHO DA TERRA" - e isso já é suficiente para estabelecer sua antigüidade em relação à própria Bíblia. Certamente trata-se de um mito passado de geração em geração, via oral (como de hábito naqueles povos), que falava de uma GRANDE MÃE e de seu Filho.
Os autores bíblicos inverteram a situação, transformando Adão praticamente num "Grande Pai" e Eva em sua "filha", posto que ela surge a partir dele - evidentemente, para tornar legítima a postura patriarcal que estavam adotando. Da mesma forma, a Árvore e a Serpente - que sempre foram símbolos da Grande Deusa no Oriente - torna-se, na Bíblia, representações do Mal - e é ai que o mito de Lilith pode ser melhor compreendido.
Obviamente, uma transição desse porte não aconteceu sem brigas, discussões e resistência por parte das mulheres. Submetê-las ao patriarcado deve ter sido um trabalho difícil e que demorou várias gerações. As mais resistentes muito provavelmente viram no mito de Lilith toda a sua força ideológica - o que também deve ter causado a reação contrária de transformá-la em um Demônio e mãe de todos os demônios.
Lilith transparece, no mito hebreu, como a mulher livre, sensual, sexual e até certo ponto selvagem. Aquela que não se submete a nenhum homem, mas SEGUE SEUS INSTINTOS E DESEJOS. Por isso ela é representada sobre leões - símbolo da força masculina. No fundo, é a mulher que todo homem deseja mas que também teme, e por isso mesmo, parece um "demônio tentador".
Lilith, na tradição matriarcal, é uma imagem de TUDO O QUE HÁ DE MELHOR NA SEXUALIDADE FEMININA - A NATUREZA DA MULHER, O PODER DO SANGUE MENSTRUAL, que é o poder da Lua Escura. O período normalmente dedicado a Lilith, naquela época, era exatamente o período menstrual. O momento em que as mulheres poderiam ter relações sexuais livres da possibilidade de gravidez e, por isso, tais relações estariam exclusivamente ligadas ao prazer (e não à procriação, como era a perspectiva patriarcal). Assim, muitas vezes, se referiu a essa Deusa como o "Espírito Menstrual".
A reação judaica foi muito rápida e fulminante: transformou em pecado e tabu o sexo no período menstrual - uma artimanha para solapar o culto a Lilith. A segunda foi criar "regras" para a relação sexual - particularmente, regras que garantiam o prazer masculino, mas negava e proibia o prazer feminino. Nesse quadro, Lilith figurava para as mulheres como a experiência sexual capaz de integrar mente e corpo (pois estava livre da gravidez), abrindo um caminho para os tesouros misteriosos do submundo feminino. É encarada como a mulher positiva e rebelde, a que não aceita os padrões patriarcais que marcam a menstruação com dores e vergonha.
Conhecer a figura de Lilith é lembrar de um tempo no passado antigo da humanidade em que as mulheres eram honradas pela INICIAÇÃO SEXUAL, onde expressavam sua LIBERDADE E PAIXÃO NATURAL.
Hoje, depois desses séculos todos de um patriarcalismo opressor, Lilith volta como uma DEUSA NEGRA, ou seja, a energia feminina trancafiada nos calabouços da psiquê de toda a humanidade: para os homens, ela é um desafio; para as mulheres, um arquétipo.
O que significa reivindicar os poderes de Lilith para a mulher de hoje? Na literatura mítica antiga havia 3 Liliths - que refletiam as fases de lua crescente, cheia e escura:
A Lilith crescente era Naamah, a Donzela SedutoraDonzela é a mulher indômita, selvagem, livre, vibrante de energia, imprevisível como o vento. Sua resposta à vida é espontânea, vívida. Totalmente objetiva. Por mais bela que possa ser, não anseia por estabelecer relacionamento, mas para avaliar, experimentar e descobrir suas próprias formas de ordem.
A mulher mais velha pode ter sido limitada ou reprimida na juventude, e pode reivindicar a Donzela, conscientemente, para libertar seu espírito e encontrar a sua direção. Muitas crises de meia-idade são forjadas por uma Donzela enclausurada e confinada, precipitada muito cedo num casamento convencional, sem oportunidade de explorar alternativas na sexualidade ou na carreira.
Mulheres em motocicletas, em laboratórios, estudando as florestas e matas, dançando num palco, discursando na plataforma política - elas são a Donzela.
A Lilith Mãe era NutridoraNa primavera ela abre seu corpo-terra para gerar crescimento novo e brilhante. No verão, ela envolve com braços protetores a terra ardente. Na época da colheita ela espalha amplamente sua generosidade, e, à medida que o frio aumenta, ela aconchega os animais em suas tocas no inverno, puxando as sementes para o profundo interior do seu útero até que volte a época do reverdecimento.
A Donzela pode inspirar nossos atos criativos, mas a Mãe está presente quando os produzimos.
E havia a Lilith Anciã, a DestruidoraEmbora a Donzela seja procurada e a Mãe respeitada, a Anciã recebe pouca atenção. Mas é na Anciã que o poder feminino realmente se torna COMPLETO.
A Anciã é SÁBIA, observadora, tecelã, conselheira. Conhece os caminhos entre os mundos. Isso pode fazer dela uma personagem desconfortável, mas é um repositório de sabedoria feminina, do conhecimento acumulado da mulher que não menstrua mais, porém MANTÉM DENTRO DE SI O DEPÓSITO DO SEU PODER.
Na primeira, devemos confrontar as maneiras pelas quais nós somos reprimidos, buscando recuperar nossa dignidade. Na segunda, devemos integrar o desespero que vem de nossa rejeição, angústia, medo, desolação; e na terceira descobrimos o poder da transmutação e da cura dela decorrente, uma vez que ela corta nossas falsas retenções, desilusões e nos ajuda a encontrar nossa essência livre e selvagem.
Eu venho usando este nome(AMMY DANNA nome que me foi dada como sacerdotisa-feiticeira) a muito tempo em conjunto com o Lil (Ar ou Tormenta) em honra a Deusa Lilith...Para evocar o seu poder sua benção e sua proteção.
Como vimos a mulher na sociedade patriarcal foi proibida de ter o acesso ao orgasmo e ao prazer sexual, que eram sagrados e naturais logo jamais poderiam ser considerados parte do mal. O problema é que AINDA as mulheres seguem as regras de como fazer sexo e quando (não fazendo quando estão mestruadas) e sentem até vergonha do próprio sangue mestrual...Tal coisa com toda certeza é resquício da dominação patriarcal ao espírito místico e Natural da Mulher (como Deusa e Sacerdotisa e posteriormente Feiticeira). O medo do poder da mulher é tão grande e tão enraizado em nossas culturas que não é dada nenhum ou pouco valor a dádiva da Mulher como Geradora da Vida e da Maternidade e os homens é dado todo valor pelo fato de terem "feito" um filho na sua esposa e agora serem um pai ....Como se qualquer gato vagabundo não pudesse fazer a mesma coisa!
A Mulher que forma em si a criança, desenvolve seu corpo e alimenta seu espírito com parte de sua energia durante as semanas da gravidez e que aguenta as dores do parte e dá a luz a sua criança , a imagem da Deusa Mãe que gera a Criança Divina que um dia será o homem adulto que deveria honrar a Mulher e sua dignidade para poder de novo ter acesso ao Grande Espírito...A Grande Mãe que liga a alma e o corpo da mulher e do homem...E que dá ao Homem ( verdadeiro e não o Pai-Macho que impera em nosso dias) o valor e a sabedoria...
A mulher precisa se reconectar com seu Espírito de Sacerdotisa que por consequência a torna Deusa e sagrada mediadora das forças cosmologicas e teluricas, conhecedora do corpo de Gaia, a Terra Mãe que gerou sozinha todo o universo...E cujo corpo fisíco a Terra deveria ser honrado e respeitado e não degradado, usado e temido...Tal como a Mulher!
"Ninguém te conhece. Ninguém. Mas eu te canto no seu perfume e na sua graça para a posteridade. E me encanto com a forma como persegues a morte e sua coragem jubilosa..." (Garcia Lorca)
"No alto do ramo mais alto, uma tão rosa maçã. Mulher. Esqueceram-na os apanhadores de frutas? Não. Mãos não tiveram para a colher..." (Safo)
Não é preciso consenso, nem arte, nem beleza ou idade: a vida é sempre dentro e agora. (Lya Luft)
Lilith, é uma variação hebraica (e não judaica) da deusa sumeriana Lil - que significa "tempestade" -, muitas vezes reconhecida como a outra face de Inanna. Seu nome também parece estar relacionado à "coruja", provavelmente pelos seus hábitos: uma sinistra ave de rapina que se precipita, silenciosa, na escuridão, e que, não obstante, também simboliza a sabedoria. Por outro lado, o mito hebreu fala de como Lilith foi moldada de terra e esterco, provavelmente querendo refletir o potencial da terra adubada - o que a relaciona, também, com a SEXUALIDADE e FERTILIDADE.
A história que podemos lembrar de Lilith começa com Innana, a neta da deusa Ninlil, conhecida como "Rainha dos Céus". A história de Innana e Enki nos fala dos costumes sexuais sagrados, que são a dádiva de Innana para a humanidade.
Em seus templos se praticava a prostituição sagrada e suas sacerdotisas eram conhecidas como Nu-gig. Os homens da comunidade buscavam a Deusa nessas sacerdotisas e o ato sexual era sagrado, proporcionando a CURA FÍSICA E ESPIRITUAL. Nessa época,o nome de Lilith era o da Donzela, "mão de Innana", que pegava os homens nas ruas e os trazia ao templo de Erech para os ritos sagrados.
Entre 3000 e 2500 a.c., os sumerianos passaram a ter contatos com culturas patriarcais. Estas, para poderem dominar aquele povo, sabiam que deveriam atacar seu maior centro de poder: o templo do sexo sagrado. Para que a conquista dos sumérios pudesse ter lugar, as culturas patriarcais interessadas começaram a disseminar as idéias de repressão sexual, combatendo como malignas as práticas sexuais milenares dedicadas à Deusa. As práticas sexuais se tornaram então parte da sombra, o poder da mulher foi identificado com o mal e o demoníaco...
Daí, através dos séculos, a Donzela Lilith, que buscava os homens para o Templo de Innana, se tornou no patriarcado o símbolo do mal supremo. Ela encarna de todas as formas e por milênios o medo atávico do homem do poder sexual da mulher.
Mais ou menos em 2400 a.c. Lilith, o Espírito do Ar, foi distorcida como a primeira mulher de Adão, como encontramos em muitos mitos, como um demônio, que foi expulsa do Jardim do Éden. Lillith não é, originalmente, da mitologia cristã ou judaica (e muito menos bíblica - e por isso nem é mencionada nela).
Os hebreus não eram monoteístas como os judeus. Até pelo contrário: eram politeístas. E pautavam sua vida pessoal e comunitária pelos ciclos sazonais - o que os torna também pagãos. Só após a invasão e destruição de Israel pelas forças babilônicas, no século VI a.C., é que começa a surgir o Judaísmo, mais ou menos como hoje o conhecemos - monoteístas e patriarcais.
Os primeiros capítulos da Bíblia (Gênesis 1 a 3) não são os escritos mais antigos desse livro. Sua articulação final data mais ou menos do fim do Exílio na Babilônia e, portanto, traz uma profunda rejeição a tudo que fosse ligado ao "inimigo". A Árvore da Vida, a Serpente e até a própria figura da Mulher são tratadas com menosprezo exatamente para estabelecer uma distinção.
No entanto, é interessante lembrar que o significado do nome "Eva" é "MÃE DE TODOS", e Adão significa "FILHO DA TERRA" - e isso já é suficiente para estabelecer sua antigüidade em relação à própria Bíblia. Certamente trata-se de um mito passado de geração em geração, via oral (como de hábito naqueles povos), que falava de uma GRANDE MÃE e de seu Filho.
Os autores bíblicos inverteram a situação, transformando Adão praticamente num "Grande Pai" e Eva em sua "filha", posto que ela surge a partir dele - evidentemente, para tornar legítima a postura patriarcal que estavam adotando. Da mesma forma, a Árvore e a Serpente - que sempre foram símbolos da Grande Deusa no Oriente - torna-se, na Bíblia, representações do Mal - e é ai que o mito de Lilith pode ser melhor compreendido.
Obviamente, uma transição desse porte não aconteceu sem brigas, discussões e resistência por parte das mulheres. Submetê-las ao patriarcado deve ter sido um trabalho difícil e que demorou várias gerações. As mais resistentes muito provavelmente viram no mito de Lilith toda a sua força ideológica - o que também deve ter causado a reação contrária de transformá-la em um Demônio e mãe de todos os demônios.
Lilith transparece, no mito hebreu, como a mulher livre, sensual, sexual e até certo ponto selvagem. Aquela que não se submete a nenhum homem, mas SEGUE SEUS INSTINTOS E DESEJOS. Por isso ela é representada sobre leões - símbolo da força masculina. No fundo, é a mulher que todo homem deseja mas que também teme, e por isso mesmo, parece um "demônio tentador".
Lilith, na tradição matriarcal, é uma imagem de TUDO O QUE HÁ DE MELHOR NA SEXUALIDADE FEMININA - A NATUREZA DA MULHER, O PODER DO SANGUE MENSTRUAL, que é o poder da Lua Escura. O período normalmente dedicado a Lilith, naquela época, era exatamente o período menstrual. O momento em que as mulheres poderiam ter relações sexuais livres da possibilidade de gravidez e, por isso, tais relações estariam exclusivamente ligadas ao prazer (e não à procriação, como era a perspectiva patriarcal). Assim, muitas vezes, se referiu a essa Deusa como o "Espírito Menstrual".
A reação judaica foi muito rápida e fulminante: transformou em pecado e tabu o sexo no período menstrual - uma artimanha para solapar o culto a Lilith. A segunda foi criar "regras" para a relação sexual - particularmente, regras que garantiam o prazer masculino, mas negava e proibia o prazer feminino. Nesse quadro, Lilith figurava para as mulheres como a experiência sexual capaz de integrar mente e corpo (pois estava livre da gravidez), abrindo um caminho para os tesouros misteriosos do submundo feminino. É encarada como a mulher positiva e rebelde, a que não aceita os padrões patriarcais que marcam a menstruação com dores e vergonha.
Conhecer a figura de Lilith é lembrar de um tempo no passado antigo da humanidade em que as mulheres eram honradas pela INICIAÇÃO SEXUAL, onde expressavam sua LIBERDADE E PAIXÃO NATURAL.
Hoje, depois desses séculos todos de um patriarcalismo opressor, Lilith volta como uma DEUSA NEGRA, ou seja, a energia feminina trancafiada nos calabouços da psiquê de toda a humanidade: para os homens, ela é um desafio; para as mulheres, um arquétipo.
O que significa reivindicar os poderes de Lilith para a mulher de hoje? Na literatura mítica antiga havia 3 Liliths - que refletiam as fases de lua crescente, cheia e escura:
A Lilith crescente era Naamah, a Donzela SedutoraDonzela é a mulher indômita, selvagem, livre, vibrante de energia, imprevisível como o vento. Sua resposta à vida é espontânea, vívida. Totalmente objetiva. Por mais bela que possa ser, não anseia por estabelecer relacionamento, mas para avaliar, experimentar e descobrir suas próprias formas de ordem.
A mulher mais velha pode ter sido limitada ou reprimida na juventude, e pode reivindicar a Donzela, conscientemente, para libertar seu espírito e encontrar a sua direção. Muitas crises de meia-idade são forjadas por uma Donzela enclausurada e confinada, precipitada muito cedo num casamento convencional, sem oportunidade de explorar alternativas na sexualidade ou na carreira.
Mulheres em motocicletas, em laboratórios, estudando as florestas e matas, dançando num palco, discursando na plataforma política - elas são a Donzela.
A Lilith Mãe era NutridoraNa primavera ela abre seu corpo-terra para gerar crescimento novo e brilhante. No verão, ela envolve com braços protetores a terra ardente. Na época da colheita ela espalha amplamente sua generosidade, e, à medida que o frio aumenta, ela aconchega os animais em suas tocas no inverno, puxando as sementes para o profundo interior do seu útero até que volte a época do reverdecimento.
A Donzela pode inspirar nossos atos criativos, mas a Mãe está presente quando os produzimos.
E havia a Lilith Anciã, a DestruidoraEmbora a Donzela seja procurada e a Mãe respeitada, a Anciã recebe pouca atenção. Mas é na Anciã que o poder feminino realmente se torna COMPLETO.
A Anciã é SÁBIA, observadora, tecelã, conselheira. Conhece os caminhos entre os mundos. Isso pode fazer dela uma personagem desconfortável, mas é um repositório de sabedoria feminina, do conhecimento acumulado da mulher que não menstrua mais, porém MANTÉM DENTRO DE SI O DEPÓSITO DO SEU PODER.
Na primeira, devemos confrontar as maneiras pelas quais nós somos reprimidos, buscando recuperar nossa dignidade. Na segunda, devemos integrar o desespero que vem de nossa rejeição, angústia, medo, desolação; e na terceira descobrimos o poder da transmutação e da cura dela decorrente, uma vez que ela corta nossas falsas retenções, desilusões e nos ajuda a encontrar nossa essência livre e selvagem.
Eu venho usando este nome(AMMY DANNA nome que me foi dada como sacerdotisa-feiticeira) a muito tempo em conjunto com o Lil (Ar ou Tormenta) em honra a Deusa Lilith...Para evocar o seu poder sua benção e sua proteção.
Como vimos a mulher na sociedade patriarcal foi proibida de ter o acesso ao orgasmo e ao prazer sexual, que eram sagrados e naturais logo jamais poderiam ser considerados parte do mal. O problema é que AINDA as mulheres seguem as regras de como fazer sexo e quando (não fazendo quando estão mestruadas) e sentem até vergonha do próprio sangue mestrual...Tal coisa com toda certeza é resquício da dominação patriarcal ao espírito místico e Natural da Mulher (como Deusa e Sacerdotisa e posteriormente Feiticeira). O medo do poder da mulher é tão grande e tão enraizado em nossas culturas que não é dada nenhum ou pouco valor a dádiva da Mulher como Geradora da Vida e da Maternidade e os homens é dado todo valor pelo fato de terem "feito" um filho na sua esposa e agora serem um pai ....Como se qualquer gato vagabundo não pudesse fazer a mesma coisa!
A Mulher que forma em si a criança, desenvolve seu corpo e alimenta seu espírito com parte de sua energia durante as semanas da gravidez e que aguenta as dores do parte e dá a luz a sua criança , a imagem da Deusa Mãe que gera a Criança Divina que um dia será o homem adulto que deveria honrar a Mulher e sua dignidade para poder de novo ter acesso ao Grande Espírito...A Grande Mãe que liga a alma e o corpo da mulher e do homem...E que dá ao Homem ( verdadeiro e não o Pai-Macho que impera em nosso dias) o valor e a sabedoria...
A mulher precisa se reconectar com seu Espírito de Sacerdotisa que por consequência a torna Deusa e sagrada mediadora das forças cosmologicas e teluricas, conhecedora do corpo de Gaia, a Terra Mãe que gerou sozinha todo o universo...E cujo corpo fisíco a Terra deveria ser honrado e respeitado e não degradado, usado e temido...Tal como a Mulher!
1/4/2011 MEU ADEUS A VC MEU AMIGO DEPOIS DE CINCO ANOS
É COMO É DIFICIL QUANDO SE ESTA LONGE DAS PESSOAS A QUEM AMAMOS MAS NADA NESTE MUNDO DOI MAS DO Q PERDER UM AMIGO Q ERA COMO UM IRMAO E TUDO POR UMA MENTIRA DE ALGUEM Q N SABIA O VALOR DE UMA AMIZADE CINCERA E POR CIUMES IDIOTAS FEZ INTRIGAS SEM SENTIDOS , MAS BEM EU PENSAVA Q VC ME CONHECIA BEM MEU QUERIDO GI MAS DESDE O INCIDENTE SE É Q SE PODE CHAMAR ASSIM CINCO ANOS JA SE PASARAM E VC CONTINUA POR CULPA DO SEU ORGULHO IREDUTIVEL E SINTO MUITO MAS CINCO ANOS E MUITO TEMPO PARA SE ESPERA POR QUALQUER COISA MESMO Q SEJA POR UMA RECONCILIAÇAO DE UMA AMIZADE Q COMEÇOU EM 27/9/1998 E POR FOFOCA DE UMA IBECIL TERMINOU EM 1/4/2007 SINTO SUA FALTA E SEI Q SENTE A MINHA E SE ALGUM DIA SEU ORGULHO DEIXAR QUEM SABE POSSA OUTRA VEZ CHAMAR VC DE MEU IRMAOZINHO DE MEU GI LEMBRA DESTE APELIDO FUI EU QUEM TE DEU , ESCUTE PEQUENA CRIANÇA VIRA UM DIA QUANDO VC PODERA DIZER N IMPORTA A DOR E TODA AGRAVAÇAO VC SABE Q TEM UM JEITO MELHOR PARA EU E VC PROCURE UM ARCO-IRIS EM CADA TEMPESTADE VOE COMO O ANJO Q O CÉU MANDOU PARA MIM SOU TAO FELIZ Q REALIZAMOS OS NOSSOS SONHOS E O TEMPO NUNCA VAI MUDAR ISSO , APENAS UMA PEQUENA GAROTA DE IMAGINAÇAO GRANDE NUNCA DEIXE NINGUEM TIRAR ISSO VEIO PARA O MUNDO Q REVELAÇAO ELA ACHOU UM JEITO MELHOR PARA MIM E VC DESCUBRA COM CERTEZA O AMOR ESTARA PARA VC E SEMPRE SERA DE ALGUEM ADEUS MEU AMIGO EU SEI Q VC SE FOI MAS EU AINDA O SINTO AQUI N É O FIM VC PRECISA SER FORTE ANTES Q A DOR SE TRANSFORME EM MEDO VC SABE Q É HORA DE DIZER ADEUS AS VEZES Q A GENTE FICAVA BRINCANDO O JEITO Q NÓS GRITAVAMOS NÓS NUNCA SONHAMOS Q VC IRIA EM SEU PROPRIO CAMINHO DOCE E N ESQUEÇA Q VC PODE SEMPRE CONFIAR EM MIM EU TE AJUDAREI EM SEU CAMINHO ESTAREI COM VC TODO DIA
Assinar:
Postagens (Atom)




