segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OS CUSTUMES CIGANOS NAS ROUPAS E ALGUNS DE SEUS SIGNIFICADOS

Suas roupas representam um dos aspectos mais importantes de sua cultura, pois além do significado próprio das vestes dentro dos costumes ciganos, traduzem também uma obediência às tradições do passado e uma das formas de mantê-las vivas ao longo do tempo.
As mulheres usam saias longas, geralmente até os tornozelos, numa demonstração de recato e ao mesmo tempo sedução. Acham desnecessário expor o corpo no pressuposto de que tudo que é muito fácil é desvalorizado. As blusas não possuem decotes ousados, as saias são rodadas e fartas, usando as ciganas mais ricas várias saias sobrepostas. O colorido é o forte atrativo de suas roupas. Muitas gostam de xales, fitas, rendas, possuindo um significado simbólico
dentro de cada família cigana. As mulheres ciganas são muito vaidosas e faceiras, usando a discrição das roupas para fascinarem. As mulheres casadas usam o diklo, lenço de seda no cabelo, as solteiras não. O lenço não precisa cobrir todo o cabelo, mas apanhar um tanto do cabelo. Se uma mulher casada retira o lenço em público ou deixa de usá-lo isto é encarado como de mau agouro, desrespeito ao marido ou chamamento de viuvez. As jóias são usadas por ambos os sexos. Cordões de ouro, colares, pulseiras, anéis fazem parte da indumentária cigana como sinal de poderio econômico e elementos de proteção.A roupa dos homens também é bem cuidada, compondo um visual elegante e ostensivo. Camisas bordadas, de mangas largas, calças confortáveis e botas são complementadas com cinturões largos ou longas faixas de tecido colorido presas à cintura. Alguns usam chapéus de aba larga e lenços na cabeça ou no pescoço.

Ciganos

Ciganos são tão amigos, que voltam.
Ciganos são tão fraternos, que se unem.
Ciganos são tão simples, que cativam.
Ciganos são tão desprendidos, que doam.
Ciganos são tão dignos, que amam, compreendem e perdoam.
Os amigos
Ciganos são tão necessários, que sempre se fazem presentes.
Ciganos são tão grandes, que se distinguem.
Ciganos são tão dedicados, que edificam.
Ciganos são tão preciosos, que se conservam.
Ciganos são tão irmãos, que partilham.
Ciganos são tão sábios, que ouvem, iluminam e calam.

Ciganos são tão raros, que se consagram.
Ciganos são tão frágeis, que fortalecem.
Ciganos são tão importantes, que não se esquecem.
Ciganos são tão fortes, que protegem.
Ciganos são tão presentes, que participam.

sábado, 3 de setembro de 2011

O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO

ele conta q um grupo foi acorrentado numa caverna virado de costas para a entrada de modo q viam as sombras do q tinha lá fora ms não tinham como se virar e ver o q tinha lá
esse pessoal cresceu assim, vendo apenas as sombras refletidas nas costas da parede
até q um dia um curioso conseguiu se soltar e ir lá fora
estava aquele sol maravilhoso
seus olhos doeram mas ali ele ficou com os olhos fechados até q a dor passou
qd abriu os olhos ficou deslumbrado com as árvoes e plantas
as cores q ele viu pela primeira vez
voltou pra caverna soltou todos
70 % ordenaram ser presos de novo sem ao mesmo se virar para a entrada da caverna
10% foi a té a entrada os olhos doeram e pediram para serem presos de novo
os 20% saíram desses 15% voltou por q os olhos doeram mesmo o lider avisando como fazer
apenas 5% aceitou se arriscar
e comtemplaram algo maravilhoso
moral: ninguém nasce cego
apenas fecham os olhos e buscam as trevas para ter o conforto dos olhos não doerem

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A DEUSA ESTA NA TERRA A MAGIA ESTA NO AR

Ela é a Jovem
Ela é a Mãe
Ela é a Anciã
Ela é o Ventre
Ela é a Vida
Ela á a Morte
Ela é o mar
Ela é a Água...
ELA é a DEUSA dos dez mil nomes
Das dez mil faces
Das infinitas possilidades
Ísis,Astart,Diana, Hécate, Deméter, Kali, Inana,Afrodite...

"Ela muda tudo que Ela toca
Tudo que Ela toca muda"
Ela sou eu
Eu sou Ela


 

Eu sou a Deusa dos dez mil nomes e infinitas possibilidades
Todos os poderes Dela são meus
Todos os poderes Dela estão em mim!
 
 
...
*"Deusa da águas que correm
Deusa das montanhas
Deusa dos campos floridos
Deusa das florestas
A Deusa canta em todas as coisas
Em toda a natureza
A Deusa canta em todas as coisas
A canção da beleza
Deusa da estrela brilhante
Deusa do Luar
Deusa da alvorada
A Deusa canta em todas as coisas
Em toda a natureza
A Deusa canta em todas as coisas
A canção da beleza"

 



 
 
 

SAGRADO FEMININO

enhora do Oceano de Sangue
...
"Sangue é força
Sangue é poder
Sangue é a Bruxa dentro de você"
...
*" Na mitologia Celta - O homem era representado pelo sol, pelo dia, o claro e a capacidade de prover; e a mulher pela lua, a noite, que acolhe, acomoda e acalanta.
As mulheres eram muito respeitadas porque "sangravam" todo mês e não morriam, enquanto que o mesmo não acontecia com os homens, que voltavam feridos do campo de batalha. Também porque elas eram capazes de dar cria a seres pequenos."
PS:"Para a mitologia celta, o Deus nasce da deusa, para depois se tornar o seu consorte, num ciclo que representa a eterna regeneração. O Homem nasce, cresce e morre, para depois renascer. A mulher pare, cria e envelhece. Não precisa do ciclo de morte-renascimento, pois guarda em si o poder de auto-regeneração."

RECONSAGRAÇAO

Ansiosa pela reconsagração do ventre durante os três dias desse final de semana.



Como se fosse a primeira vez.Bom...não deixa de ser, acho que vai ser bem diferente.


Não tanto mas, o suficiente pra dar um pouquinho de medo.Mexe muito com as emoções.
Vai haver pessoas diferentes que não foram da outra vez.Isso é bom, em partes.
Novas experiências...
 
Talvez não aconteça o que eu prevejo, ou sim....uma dúvida que me deixa ansiosa, receiosa.
Talvez eu não precisase fazer de novo.Mas, por que não?
Só vou saber se devia ou não, depois.Então espero, não vou negar, receiosa mas entusiasmada.
Não sei de que forma, mas dessa vez pode ser bem melhor do que da outra.
Bem, isso é o que eu espero.
A Deusa apronta cada uma com a gente(rsrs)mas Ela sabe o que faz!
Vou tentar tirar o máximo de proveito disso pra não se tornar em vão.


:)


Eu sou a Deusa dos dez mil nomes e infinitas possibilidades!
 
"As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade". -- *Jamie Sams



*"As mulheres desde o início dos tempos eram xamãs, bruxas e curandeiras. O caminho do feminino, desde seus primórdios, mostra evidências de que as mulheres realizavam rituais e cerimônias em um grupo coeso e vinculado biológicamente pelos ciclos naturais e mistérios do sangue e do Sagrado Feminino.
Sagrado Feminino é um termo que está relacionado à força misteriosa geradora de vida que está no Universo e dentro de cada um de nós. Desde os primórdios esta força foi honrada nas mais diversas formas".
 
 

ORAÇAO A DEUSA MAE

Senhora de minha vida:

Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação
Conforta-me em teus seios quando for preciso
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida

Purifiqua-me para que eu possa louvar-te como mereces
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti!


ABENÇOADA SEJA