quarta-feira, 30 de março de 2011

O LIVRO DAS SOMBRAS

Um Livro das Sombras, muito conhecido como BOS (do inglês Book Of Shadows), é um diário usado por praticantes de magia ritual para registrar rituais, feitiços, e seus resultados, bem como outras informações mágicas. Tanto praticantes individuais quanto covens mantêm esse tipo de Livro. Nele são inscritos invocações, receitas de poções, métodos de realização de rituais, contos sobre a mitologia, enfim. Tudo relacionado à Wicca e à Bruxaria.
Em algumas Tradições Wiccanas (por exemplo a Gardneriana), o Livro das Sombras é um texto contendo os rituais, práticas e a sabedoria daquela Tradição. É normalmente copiado à mão pelo praticante, a partir da cópia de seu(sua) iniciador(a). O material da Tradição não pode ser mudado, apesar de que algumas adições possam ser feitas. Alguns Wiccanos mantêm ainda um Livro das Sombras pessoal, além daquele de sua Tradição. O Livro das Sombras recebe esse nome porque seu conteúdo deve ser mantido a sombras das realidades desse mundo. É tradicionalmente de capa preta com um pentagrama prata ou dourado na capa, mas outras cores como verde, marrom e azul marinho podem ser utilizadas e outros símbolos cravados.
Em alguns casos, o Livro das Sombras pessoal de um praticante é um arquivo de computador, seja em disco seja na forma de um sítio web, mas a maioria dos praticantes de magia não aceita tal prática, considerando que o livro das sombras deve fazer parte do altar, tendo também seu valor mágico.
Muitos praticantes da Wicca se perguntam: Como posso fazer meu próprio Livro das Sombras? Basta um caderno/livro/fichário com muitas folhas. A capa pode ser enfeitada com símbolos mágicos e dentro do livro, podem ser guardados ervas e plantas protetoras. O livro assim como todos os outros instrumentos mágicos devem ser consagrados, assim protegendo o mesmo de olhares curiosos.
O livro das sombras é um dos mais importantes acessórios de uma bruxa ou bruxo. É nele que anotamos nossas receitas mágicas, os rituais que fazemos, estudos sobre magia e tudo mais que acharmos necessário registrar sobre o nosso caminho pelo mundo mágico da Deusa. Ele é um diário mesmo, igual àqueles que as meninas adolescentes têm costume de escrever contando tudo o que aconteceu com elas durante o dia. No livro das sombras, também registramos o nosso dia, só que registramos apenas o que tiver relação com a magia. Pode ser um sonho, um ritual, uma receita mágica, estudo sobre ervas, poemas, enfim, tudo o que você achar que será necessário para consultar mais tarde.
É um livro muito pessoal e, toda bruxa (ou bruxo, mago, feiticeiro, etc.) deverá ter o seu. Ninguém poderá escrever ou manusear seu livro, a não ser que seja outra bruxa e somente com o seu consentimento (apenas para pesquisar e nunca para escrever). Outra forma de registro muito comum em livro das sombras é o seu uso pelo coven, ou seja, o coven tem um livro das sombras onde são registrados os rituais e os encontros de estudo desse grupo. Esse Livro fica à disposição dos integrantes do grupo para consultas posteriores, mas não poderá ser manipulado e nem visto por nenhuma outra pessoa de fora.
O livro das sombras também conhecido por "Book of Shadows", ou "Grimório", existe desde a época da perseguição às bruxas (durante a Inquisição) onde, proibidas de passar seu conhecimento oralmente, escreviam suas receitas, encantamentos, filtros e poções em livros que ficavam escondidos (por isso o nome "Livro das Sombras"), pois se fossem encontrados seriam usados como prova para a acusação de bruxaria. Esse foi um importante meio de conservação e de sobrevivência da Grande Arte.
Não existe um livro correto e tão pouco a forma correta de se escrever nele. Existem vário modelos de livros e cadernos onde você poderá anotar seus feitiços. Há os industrializados e os feitos por artesãos pertencentes à Arte, que já os fazem imbuidos de energia. Comprado ou feito especialmente para você, o importante é consagrá-lo e tratá-lo com o devido respeito, pois ali estará registrado todo o seu caminho percorrido, todos os seus sonhos, suas magias, seus filtros e suas poções. Nunca o deixe jogado, não deixe que outras pessoas o manuseiem e nunca deixe que pessoas fora da Arte o leiam, ele é o "Seu" mundo interior que estará sendo desrespeitado, por isso, trate-o com muito carinho.
Bênçãos da Deusa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário